Casas da Serra do Açor | Actividades
As Casas da Serra do Açor é uma empresa de Turismo Rural que foi criada em 2008 na aldeia de Casal Novo do concelho de Arganil. Iniciámos este projecto com a recuperação da Casa do Avô, que foi uma herança da nossa família, e posteriormente recuperámos a Casa do Forno Cimeira e a Casa do Forno Fundeira. A construção inicial destas três habitações remonta ao séc. XIX, o processo de requalificação foi executado entre os anos 2010 e 2012, e teve como objectivo preservar algumas das características originais dos edifícios em xisto, dotando-os de todo o conforto e comodidade. Aqui trabalhamos para que os nossos visitantes possam usufruir de descanso, privacidade e conforto, rodeados pelas magníficas paisagens que a Serra do Açor e o Rio Ceira nos oferecem. Venha conhecer-nos! Esperamos por si.
casas da serra do açor, margarida nunes, susana nunes, casal novo, arganil, portugal, serra do açor, fajão, piodão, aldeias do xisto, rio ceira, poço da cesta, natureza, serra, paisagens, coimbra, pampilhosa da serra, góis, lousã, casa do avô, casa do forno cimeira, casa do forno fundeira, xisto, comodidade, conforto,
16543
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16543,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
 

Actividades

As Casas da Serra do Açor estão situadas em plena região da Serra do Açor, pertencente à Rede Natura 2000.

Vale a pena descobrir os encantos desta região, as magníficas paisagens, rios, fauna e flora.

Reserve um tempo para conhecer os recantos e encantos do nosso Rio Ceira e dos percursos pedestres que temos próximo da nossa aldeia.

E

sta região está inserida no território das Aldeias do Xisto, sendo a mais próxima a aldeia de Fajão (a 6km).

Em Fajão, aldeia que já pertence ao concelho de Pampilhosa da Serra, dedique-se a percorrer as estreitas ruas calcetadas e os caminhos dos Penedos de Fajão.

Locais a visitar: Igreja Matriz, Capela da Nª. Sra. da Guia, Museu Monsenhor Nunes Pereira.

Por fim poderá descobrir a excelente gastronomia local no restaurante “O Pascoal” ou no famoso café/restaurante “O Juiz de Fajão”.

 

Também pode visitar a aldeia de Cepos, a cerca de 8km, local único para apreciar a magnífica paisagem serrana, com uma vista privilegiada sobre os Penedos de Fajão.

Locais a visitar: Parque de Lazer de Chã-da-Cabeça, Poço do Pejadouro, Capela de Nª. Sra. da Boa Viagem, Igreja Matriz.

R

eserve um tempo para atravessar o concelho de Arganil até à aldeia de Piódão, aldeia histórica, visitar o Centro Interpretativo de Arte Rupestre em Chãs d’Égua e fazer uma visita guiada pelas quase 100 gravuras rupestres.

 

O concelho de Arganil oferece uma variedade de monumentos e locais de interesse cultural a visitar, assim como imensos locais de interesse paisagístico. Descubra-os.

V

isite os concelhos de Pampilhosa da Serra e de Góis, onde encontrará também diversos locais a visitar, como a Barragem de Santa Luzia ou os Penedos de Góis.

Pode também fazer uma incursão pela Serra da Estrela, que dista 70 km do Casal Novo (cerca de 1:30h de trajecto), ou pela Serra da Lousã, que dista 55 km.

Gastronomia

A gastronomia local é rica e variada, destacando-se o cabrito assado, a chanfana, o javali assado a truta do rio Ceira, o bucho os “nabos de molho” ou as migas… nos doces temos a fantástica tigelada, as filhoses ou coscuréis e os sequilhos.